This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NOVIDADES :::


.:: mais notícias ::.

Astrocasos 2011/2012



Programa para o primeiro semestre do ano lectivo 2011/2012:

Local: Anfiteatro 8.2.38
Horário: O Astrocasos tem lugar às quartas-feiras, entre as 15h30 e as 16h30.

23 de Novembro 2011
Orador: José Afonso
Título: "Um Zoológico de Galáxias"
Resumo: Acompanharemos uma sessão do projecto Galaxy Zoo, que coloca ao alcance de qualquer um a possibilidade de classificar qualquer uma de milhões e milhões de galáxias presentes nas observações astronómicas mais profundas. Através do Galaxy Zoo aprenderemos um pouco sobre a diversidade de galáxias no Universo, como pensamos que elas evoluem e sobre as necessidades computacionais para a astrofísica da próxima década.
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.

30 de Novembro de 2011
Orador: Marco Grossi
Título: "Os objectos mais brilhantes do Universo"
Resumo: Os quasars são os objectos mais brilhantes do Universo que podem emitir mais de 100 vezes a luz de uma galáxia como a Via Láctea. Através do Sloan Digitized Sky Survey (SDSS), um levantamento na região visível do espectro electromagnético que cobre aproximadamente um quarto do céu, iremos dar um passeio pelo universo até aos quasars mais distantes descobertos pelo SDSS (até cerca de 12 mil milhões de anos luz), para percebermos quais são as propriedades desses objectos a partir das suas cores e espectros de emissão.
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.

7 de Dezembro de 2011
Orador: Alexandre Cabral
Título: "ESPRESSO, um espectrógrafo para o Very Large Telescope - A participação Portuguesa na construção do Instrumento"
Resumo: O ESPRESSO é espectrógrafo de de alta eficiência, resolução e estabilidade para instalar no foco de Coudé do VLT. O objectivo é combinar a grande eficiência de instrumentos como o UVES com a estabilidade de um espectrógrafo como o HARPS. O ESPRESSO será portanto um instrumento inovador que vai optimizar as capacidades do VLT. Em particular, deverá ser capaz de combinar a luz dos 4 telescópios de 8 metros do VLT, "criando" uma capacidade colectora de fotões equivalente à de um telescópio de 16 metros, vários anos antes do European Extremely Large Telescope estar pronto.
A participação Portuguesa na componente instrumental do consórcio do ESPRESSO é responsável pelo desenho e construção do "Coudé Train" do VLT. Esta componente vai trazer a luz directamente dos 4 telescópios para o "Combined Coudé Room", onde o ESPRESSO estará montado.
Nesta sessão, poderá ter uma ideia do que é o VLT, de como será o ESPRESSO, e como está a decorrer a componente instrumental desenvolvida pela equipa Portuguesa.
Material aconselhado (opcional): não aplicável.

14 de Dezembro de 2011
Orador: Ismael Tereno
Título: "Cosmologia Interactiva"
Resumo: Usando o programa iCosmo vamos acompanhar as etapas do trabalho de teste de modelos cosmológicos face a observações astronómicas.  Aprenderemos um pouco sobre a evolução do Universo e alguns conceitos de cosmologia.
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.

© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa