This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NOVIDADES :::


.:: mais notícias ::.

Formação

O CAAUL é um centro integrado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e alguns dos seus membros são docentes no Departamento de Física. Esta conjuntura leva à imediata participação do CAAUL na formação de pessoas a nível intermédio (Licenciatura) e avançado (Mestrado e Doutoramento) em A&A.

Desde há alguns anos que no Departamento de Física da FCUL existem disciplinas de Astronomia nas várias Licenciaturas oferecidas por este departamento. É de realçar a importância destas disciplinas nas Licenciaturas de Ensino da Física e Química, já que a Astronomia assume um papel de destaque nos programas do ensino secundário.

Em 2003 foi criado um ramo de Astronomia e Astrofísica da Licenciatura em Física permitindo aos alunos uma sólida formação nesta ciência básica. Além disso, esta Licenciatura constitui uma excelente aposta para alunos que desejam seguir uma carreira posterior de investigação em Astronomia e Astrofísica ou Cosmologia.

O principal papel do CAAUL no campo da formação, contudo, é a sua participação na formação avançada de alunos de Mestrado e Doutoramento em A&A, ambos oferecidos no Departamento de Física da FCUL desde 1991. Actuamos directamente na formação dos alunos do Mestrado em Física com especialização em Astrofísica e Cosmologia, tendo sido defendidas mais de três dezenas de teses de doutoramento e mestrado ao longo dos últimos anos. Os estudantes pós-graduados a trabalhar no CAAUL beneficiam de uma vasta escolha de temas para Projectos de Licenciatura, Teses de Mestrado e Doutoramento, como indicado nestas páginas.


Formação Avançada

Em 2013/2014 o CAAUL oferece um conjunto de propostas de Projectos de Licenciatura, de Teses de Mestrado e de Teses de Doutoramento nas áreas de Atmosferas Planetárias, Astrofísica Extragaláctica e Cosmologia. Para mais informação ver aqui.


Astrocasos

Desde 2011 que o CAAUL dinamiza o "Astrocasos", um ciclo de apresentações que vão para além dos usuais seminários. Tendo como público-alvo os alunos de Ciências, a iniciativa tem como objectivo mostrar casos concretos de Astronomia/Astrofísica/Cosmologia, de cariz eminentemente prático,  que possam idealmente contemplar a participação dos próprios alunos, na própria sessão, com os seus computadores (uma participação que, contudo, não é obrigatória). Para mais informação ver aqui .


Ignite Astro

Em 2012 o CAAUL lançou também um iniciativa singular, a Ignite Astro. Inspirada no formato de "Ignite", trata-se de uma apresentação sequencial sobre temas de astronomia onde uma série de pessoas (entre 6 a 10) apresentam, cada, 20 slides de 15 segundos cada (nada mais, nada menos, pré-temporizado). Pretende-se algo muito dinâmico, muito leve mas abrangente, que dará aos estudantes e outros interessados uma pequena prova sobre a Astrofísica no CAAUL. Mais detalhes aqui.


© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa