This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NOVIDADES :::


.:: mais notícias ::.

Equipa

Hugo Messias

Grupo: Galáxias e Cosmologia
Tipo: Investigador
Página: www

Sou investigador do CAAUL com uma bolsa de pós-doutorament de 2013 da FCT. Fiz a minha licenciatura em Física (ramo Astronomia e Astrofísica, 2002-2006) e doutoramento em Astronomia e Astrofísica (2007-2011) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de 2011 a 2013 estive na Universidade de Concepción (Chile) a fazer um pós-doutoramento CONICyT-ALMA.

Actualmente, interesso-me pelas propriedades das galáxias no infra-vermelho e rádio. Esta região do espectro permite observar regiões escondidas pela poeira numa galáxia — sejam zonas de alta formação estelar ou núcleos galácticos activos — e o Universo profundo. Tenho estado a tentar perceber melhor o que esta região do espectro nos pode dar de informação e identificar as suas "ratoeiras". Com isto, e complementando o trabalho com outros dados vindos dos raios-X, do ultra-violeta e do óptico, pretendo estudar a evolução das galáxias mais extremas do Universo (galáxias que aparecem muito brilhantes no milímetro ou no rádio, ou galáxias muito velhas no Universo jovem), que mecanismos as levaram a ser como são e qual é o seu destino.

Estou envolvido em projectos internacionais como o SERVS ou o EMU, mas uso maioritariamente dados públicos vindos de diferentes telescópios (e.g., ALMA, VLT, Hubble, Chandra, Herschel). Estes dados são dos mais profundos que existem actualmente, na direcção de zonas do céu como o CDFS (na constelação da Fornalha) e COSMOS (na constelação do Sextante).

Publicações

© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa