This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NOVIDADES :::


.:: mais notícias ::.

O Projecto GRIDPT

 O CAAUL é um dos parceiros do projecto GridPT que constitui uma infraestrutura dedicada à análise de dados científicos das áreas das Ciências da Terra e do Espaço, fazendo parte da Rede Nacional de Geofísica. Este projecto tem a cobertura material e financeira do "Programa Nacional de Re-equipamento Científico (PNRC)" que tem como entidade gestora e financiadora a "Fundação para a Ciência e a Tecnologia".


Estado actual do cluster Nonius


O hardware existente no CAAUL é constituido por 14 servidores Dell PowerEdge, cada um com 2 CPU's Xeon Quadcore a 2.66GHz, 8GB de memória, disco SAS de sistema de 73GB e 4x750GB discos SATA em RAID5. É este conjunto de máquinas que é designado por cluster Nonius.

Em termos de software, os nodos utilizam como sistema operativo o Linux, como sistema de gestão dos processos o Torque PBS + Maui e, como biblioteca de processamento em paralelo, o MPICH2.

O sistema, processou, até ao momento (Março 2012), mais de 65500 jobs, a que correspondem mais de 127000 horas de tempo de CPU.


Condições de acesso ao cluster Nonius


De acordo com os termos do projecto GridPT os recursos computacionais existentes são preferencialmente dedicados a projectos das áreas das Ciências da Terra e do Espaço e em especial aos investigadores e instituições pertencentes à Rede Nacional de Geofísica. Este facto no entanto não invalida a possibilidade de acesso por parte de investigadores de outras áreas no caso de existirem recursos disponíveis.

Em qualquer dos casos se pretender utilizar o cluster Nonius deverá a direcção do CAAUL em: caaul (at) oal (dot) ul (dot) pt

Este projecto tem o apoio de:


© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa