This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NOVIDADES :::


.:: mais notícias ::.

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O CAAUL E CAUP

(Estabelecido em reunião realizada em 2007-05-11)
Com o intuito de fortalecer a cooperação entre o CAAUL e o CAUP

Foram acordados os seguintes pontos: 1) É aceite por ambos os lados a importância de estreitar as ligações de forma a assegurar massa crítica das equipas que permita potenciar o desenvolvimento nacional da Astronomia e a participação Portuguesa em projectos internacionais, nomeadamente no âmbito das instituições Europeias de que Portugal é membro. Sendo prematuro considerar soluções formais que requerem uma mudança significativa na estrutura das unidades actuais, foi considerado prioritário apoiar iniciativas que visam aproximar as actividades desenvolvidas por ambas as partes como sendo o primeiro passo para uma aproximação mais estreita a médio prazo. A curto prazo pode vir a ser estabelecido um memorando de entendimento em que as duas instituições se comprometem a desenvolver esforços nesse sentido.

2) Foi acordado que se deve procurar a curto prazo apoiar iniciativas concretas que promovam a cooperação científica efectiva (resultando eventualmente em publicações comuns e projectos conjuntos). Entre as possibilidades consideradas estão:
    2.1) Participação em reuniões conjuntas de equipas.
    2.2) Incentivar visitas inter-institucionais (curta e longa duração).
    2.3) Para o próximo concurso de projectos da FCT activamente procurar que sejam estabelecidos projectos conjuntos nas áreas em que há proximidade.
    2.4) Procurar estabelecer projectos de doutoramento conjuntos em áreas de interface entre as especialidades dos investigadores existentes nas duas instituições.

3) Ambas as instituições cedem graciosamente aos investigadores da outra a utilização do seu espaço e equipamento de cálculo sempre que tal seja possível. Cada parte irá ainda procurar integrar, quando relevante, a outra equipa nas actividades a decorrer no âmbito de consórcios internacionais onde os elementos dessa unidade podem contribuir activamente.
© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa