This webpage is only available as an historical record.
CAAUL has merged with CAUP in 2015 to form the Institute of Astrophysics and Space Sciences.

::: NEWS :::


.:: more news ::.

Astrocasos

Destinado a qualquer elemento da comunidade de Ciências, o Astrocasos tem como objectivo ensinar/divulgar a Astrofísica através de casos concretos, que possam contemplar a participação da audiência durante a própria sessão. Esta participação, inteiramente facultativa, exige apenas a posse, por parte dos participantes, de um computador portátil com acesso à internet (por exemplo, via eduroam). Esta possibilidade de aprendizagem activa vem trazer uma nova dimensão às apresentações, inexistente nos habituais seminários, que se pretende possa contribuir para uma experiência ainda mais enriquecedora, excitante, e útil.

Programa para o segundo semestre do ano lectivo 2012/2013:

Local: Anfiteatro 1.3.15
Horário: O Astrocasos tem lugar nas quartas-feiras indicadas, entre as 15h30 e as 16h30.

17 de Abril de 2013
Orador: José Afonso
Título: "Um (novo) Zoológico de Galáxias"
Resumo: Acompanharemos uma nova sessão do projecto Galaxy Zoo, que coloca ao alcance de qualquer um a possibilidade de classificar qualquer uma de milhões e milhões de galáxias presentes nas observações astronómicas mais profundas. Através do Galaxy Zoo aprenderemos um pouco sobre a diversidade de galáxias no Universo, como pensamos que elas evoluem e sobre as necessidades computacionais para a astrofísica da próxima década.
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.

8 de Maio de 2013
Orador: Pedro Machado
Título: "Exploração de Marte - Planet Four"
Resumo: Participe numa exploração real do planeta Marte. Venha participar numa sessão do programa Planet Four que lhe permitirá contribuir no esforço da comunidade cientifica de astrofísica planetária para a exploração do planeta vermelho. Vamos procurar, identificar e medir padrões na superfície de Marte em zonas ainda pouco conhecidas, como se estivéssemos aos comandos do Rover Curiosity ou da sonda da Agência Espacial Europeia (ESA), Mars Express. 
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.

22 de Maio de 2013
Orador: David Luz
Título: "À caça de planetas"
Resumo: Iremos realizar uma sessão do projecto Planet Hunters, que permite a qualquer pessoa procurar sinais de planetas em órbita de estrelas próximas. O projecto baseia-se em observações de curvas de luz de 150 000 estrelas, realizadas pela missão Kepler, da Nasa. Nesta sessão iremos aprender o que são e como podem ser detectados os exoplanetas, quantos deles poderão ser semelhantes à Terra, e tentaremos mesmo encontrar alguns.
Material aconselhado (opcional): computador e acesso internet.


Edições anteriores:

Astrocasos 2011/2012


© CAAUL :: Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa